Juliana Hames

Aconteceu

Designer Floral de Florianópolis, vence concurso no Canadá representando o Brasil!

Juliana Hames foi a grande vencedora do Copa das Américas de Design Floral que aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 10 a 12 de setembro/2016

Juliana Hames foi a grande vencedora do Copa das Américas de Design Floral que aconteceu em Vancouver, no Canadá, de 10 a 12 de setembro/2016

A designer, que nasceu e cresceu entre flores se desenvolveu já adolescente na pequena floricultura da mãe, no centro de Florianópolis. Tem diversas formações na área e desde então, além de atuar como decoradora de grandes eventos, dá palestras e cursos Brasil à fora.

Minha história de amor pela natureza não começou como pretensão de trabalho, mas desde muito nova fui iniciada pela minha mãe nesta profissão, que eu prefiro definir como arte. Caçar orquídeas e bromélias na companhia da mãe e irmão não é um passatempo comum para maioria dos jovens, principalmente para aqueles que

moram ao lado da praia, mas sempre foi uma das minhas principais formas de diversão”, relembra Juliana.

A artista que se formou na Europa e tem em seu currículo grandes eventos - até mesmo o casamento do Guga - recebe convites do Brasil inteiro para proferir palestras, cursos e demonstrações. A certa altura, meu sonho já não cabia dentro da Floricultura da minha mãe e logo fui atrás de alçar meu voo solo, onde tive também a oportunidade de abrir uma empresa de prestação de serviços para grandes eventos. Sei que nunca estamos totalmente “prontos”, o aprendizado deve ser constante, por isso desde muito cedo busquei me aprimorar cada vez mais frequentando diversas escolas de Arte Floral na América Latina e Europa,” conta a artista.

Conciliar viagens, eventos e competições florais com a vida pessoal e familiar nunca não foi tarefa fácil para a designer floral, mas tudo é possível com amor e dedicação. E é justamente isso o que mais me inspira: minha família, as coisas simples da vida, a música, a arte, a poesia e é claro a natureza e toda sua grandiosidade, define Juliana.

 

Na Copa das Américas que aconteceu em Vancouver, Canadá, onde representou o Brasil e foi a grande vencedora, Juliana Hames apresentou os seguintes trabalhos:

Categoria- "This is my country!" "Este é meu País"

Este é o meu Brasil, país de todas as raças e de todas as batalhas, uma imensidão geográfica e verdadeira miscelânea de culturas. Apesar da riqueza do nosso solo e da diversidade de nossa fauna e flora, muitas vezes é preciso saber lidar com a pobreza que nos assola, não só pela falta de recursos financeiros, mas também pela falta de caráter daqueles que governam. Brasil ainda tão jovem e com tanto a aprender, é muito mais do que futebol e carnaval – Brasil é raça, é força, é arte. Brasil pulsa cultura e pluralidade e aqui está representado através do uso das taquaras que simbolizam a cana de açúcar e a “terra onde tudo dá” e através do uso das orquídeas simbolizam a riqueza de nossas matas, nossa biodiversidade e a alegria de nosso povo.

 

Categoria Floral Fashion Inspiração-Princesa Guerreira

Princesa Guerreira é uma alusão a alma feminina, aquela que luta pelo seus ideias, pelos seus diretos, pela sua honra. Mulher batalhadora, mas que não deixa de lado sua sensibilidade e sua intuição. Forte e delicada, é representada nesta criação através do uso de materiais que demonstram este contraste: cores claras e texturas sutis, contrapostas ao couro, tachas e a forma de armadura. Retrata o que é ser mulher, nossa luta diária e a complexidade da nossa essência. 

 

Trabalhos surpresa

Categoria - Buquê de noiva | Tema: casamento real | Inspiração: noiva contemporânea

 

Categoria- Centro de Mesa para Convidados | Tema: estilo barroco | Inspiração: passado e presente

 

Categoria- Composição de flores tropicais | Tema: inauguração de restaurante com especialidade em frutos do mar | Inspiração: oceano

 

Release por Carol Scharlau

Juliana Hames